O que é Aquisição de Empresas ou Negócios?

Aquisição de empresas ou negócios é o processo de compra de uma empresa para aproveitar os pontos fortes ou fracos da empresa que fez a compra. Também pode ser definido como uma ação corporativa em que uma empresa adquire a propriedade de outra empresa comprando a maioria, senão todas as participações da outra empresa. Isso permite, portanto, que a empresa adquirente assuma o controle da empresa recém-adquirida. Uma aquisição ocorre quando uma empresa compradora obtém mais de 50% da propriedade de uma empresa-alvo. Como parte da troca, a empresa adquirente frequentemente compra as ações da empresa-alvo e outros ativos, o que permite que a empresa adquirente tome decisões sobre os ativos recém-adquiridos sem a aprovação dos acionistas da empresa-alvo. As aquisições podem ser pagas em dinheiro, nas ações da empresa adquirente ou uma combinação de ambos.
O processo começa com a definição do tipo de negócio que daria uma boa aquisição. Geralmente, negócios dentro do mesmo segmento ou um segmento de mercado altamente complementar são visados. Uma vez definido, o negócio-alvo é abordado e, caso seja demonstrado interesse, é realizada uma diligência devida para apurar as condições financeiras e outras condições do negócio. Quando os termos financeiros são acordados e o contrato é assinado, começa a parte da incorporação da aquisição. Processos, pessoas e produtos sobrepostos são avaliados e as peças de melhor desempenho são mantidas.

-Publicidade-

Considerações de compra durante a aquisição de empresas ou negócios

Cada aquisição de negócios traz consigo seus próprios desafios, alguns muito complexos e outros rotineiros, envolvendo questões comerciais, jurídicas e de relacionamento interpessoal. Para ter a maior probabilidade de manusear esses itens adequadamente e de sucesso no processo de compra e propriedade do negócio, é do melhor interesse do (s) comprador (es) levar devidamente em consideração muitas considerações ao investigar o novo negócio venture, bem como consultoria de serviços de profissionais como advogados, contadores, etc. Abaixo estão algumas considerações e etapas importantes que um comprador deve realizar ao decidir comprar um negócio.

(1) Due Diligence: este é o termo legal para avaliar cuidadosamente todos os aspectos do novo empreendimento que está sendo adquirido. Um comprador deve, portanto, contratar os serviços de consultores profissionais cuja função será criar uma lista de verificação de devida diligência e uma lista de perguntas e questões que precisam ser respondidas e resolvidas para a satisfação do comprador, mesmo quando o comprador analisa e obtém uma melhor compreensão do negócio. Alguns exemplos de perguntas a serem respondidas incluem:

• Qual é a história financeira recente da empresa?
• Algum problema de competição?
• O preço pago pelo negócio é o preço “certo”?
• Por que o negócio está à venda? Alguma outra parte tem o direito de prioridade para comprá-lo?
• Quais são o fluxo de caixa, equipamento, pessoal e outras necessidades do negócio para operar com sucesso?
• O que realmente está sendo comprado: estoque, equipamento, matéria-prima, contas a receber, contratos, uma lista de clientes, uma lista de clientes, um aluguel?
• Qual é a condição dos ativos que estão sendo adquiridos? etc.

(2-) Considerações de financiamento: Se a compra for financiada, o contrato de compra deve prever que o comprador tenha uma oportunidade razoável de solicitar e obter um compromisso vinculante para esse financiamento. O comprador deve buscar diligentemente esse financiamento, pois a obtenção de um compromisso de empréstimo pode levar algum tempo, e o fechamento do financiamento pode ser um processo desafiador para o comprador, especialmente se o financiamento estiver sendo fornecido por meio de um programa governamental especial, como um empréstimo SBA, tal como os programas de empréstimo 7 (a) ou 504.

• Gestão do Negócio: Antes de adquirir o negócio, os compradores devem ter um entendimento sólido da escolha da entidade para operar o negócio, quem será o proprietário dessa entidade, que irá administrar os assuntos do dia-a-dia do negócio (por exemplo, diretores ou gerentes), como os diretores ou gerentes serão remunerados e incentivados, e como os proprietários irão monitorar os diretores ou gerentes.

• Configure cuidadosamente a Equipe de Aquisição do Comprador: Comprar um negócio envolve muitos riscos e, para ser feito com mais sucesso, requer uma equipe experiente de profissionais e consultores para auxiliar o comprador durante o processo de compra. Cada membro da equipe de aquisição do comprador deve trazer a quantidade certa de habilidades, treinamento e experiência para permitir que o comprador trabalhe adequadamente no processo de compra: um advogado com experiência em empresas de compra para reconhecer os problemas e riscos críticos e ajudar o comprador a navegar por eles ; um banqueiro, banqueiro de investimento ou um intermediário / corretor de negócios para auxiliar na obtenção de financiamento para aquisição e, se desejado ou necessário, investimento de capital; e um contador experiente para revisar as declarações de impostos e demonstrações financeiras da empresa e trabalhar com o credor.

Goodwill de empresas ou negócios

Goodwill pode ser definido como um ativo, mas não pode ser visto ou tocado, portanto, é referido como um ativo intangível. Também pode ser definido como o excesso das considerações de compra sobre o valor total dos ativos menos passivos. Surge como resultado da conexão, reputação e eficiência de um negócio. Não é um ativo tangível e não pode ser realizado até que o negócio seja vendido.

Razões para goodwill

• Para proteção de patentes e direitos autorais
• A localização de um estabelecimento comercial também pode induzir o comprador a pagar pelo fundo de comércio.
• Habilidade gerencial: A eficácia e eficiência da gestão de uma empresa pode dar-lhes a reputação necessária,
• Qualidade dos produtos: A qualidade, durabilidade dos produtos de uma empresa pode conferir-lhe um bom nome.
• Posse de monopólio parcial: quando uma empresa não se depara com muita concorrência no mercado, pode se tornar monopolista.

Avaliação de Goodwil

Não existe um método real de avaliação do goodwill. No entanto, os seguintes métodos podem ser usados-

• Número de anos
• Super lucro
• Número de vezes da receita bruta anual de taxas
• Excesso do valor de um negócio sobre o valor realizável.

Características do Goodwill

• O valor é subjetivo
• Não pode ser vendido separadamente dos outros ativos da empresa
• Pode oscilar desde o dia de hoje

Razões para aquisição de empresas ou negócios

As empresas realizam aquisições por vários motivos. Eles podem estar buscando obter economias de escala, maior participação de mercado, maior sinergia, reduções de custos ou novas ofertas de nicho. Se desejam expandir suas operações para outro país, comprar uma empresa existente pode ser a única forma viável de entrar no mercado estrangeiro ou pelo menos a maneira mais fácil: A empresa adquirida já terá seu próprio pessoal (mão de obra e gestão), a marca e outros ativos intangíveis, garantindo que a empresa adquirente comece com uma boa carteira de clientes.
As aquisições são frequentemente feitas como parte da estratégia de crescimento de uma empresa, quando é mais benéfico assumir as operações de uma empresa existente do que expandir por conta própria. As grandes empresas acabam tendo dificuldade em continuar crescendo sem perder eficiência. Seja porque a empresa está se tornando muito burocrática ou porque enfrenta restrições de recursos físicos ou logísticos, eventualmente sua produtividade marginal chega ao auge. Para encontrar maior crescimento e novos lucros, a grande empresa pode procurar empresas jovens e promissoras para adquirir e incorporar em seu fluxo de receita.
Quando um setor atrai muitas empresas concorrentes ou quando a oferta das empresas existentes aumenta muito, as empresas podem olhar para as aquisições como uma forma de reduzir o excesso de capacidade, eliminar a concorrência ou se concentrar nos fornecedores mais produtivos.
Se surgir uma nova tecnologia que possa aumentar a produtividade, a empresa pode decidir que é mais econômico comprar um concorrente que já possua a tecnologia. Pesquisa e desenvolvimento podem ser muito difíceis ou demorados, então a empresa se oferece para comprar os ativos existentes de uma empresa que já passou por esse processo.

Avaliação

• O que é aquisição de negócios?
• Quais são alguns motivos para aquisição de negócios?
• Quais são os métodos para medir a avaliação do goodwill?
• O que é goodwill de empresas e negócios?
• Quais são os fatores a serem levados em consideração ao fazer uma aquisição de negócios?

-Publicidade-