Estruturação e Implantação de Projetos, a consultoria financeira para a estruturação e implementação de projetos de investimentos, projetos nas áreas industriais, comerciais, serviços e de infra-estrutura (Project Structure):

Atividades principais desenvolvidas:

  • Assessoria a projetos. Identificação/mitigação de riscos, avaliação econômico-financeira, identificação e estruturação das fontes de financiamento, assessoria na formalização de contratos e estruturação de pacote de garantias
  • Assessoria a empresas e governos em processos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs)
  • Auxílio na busca de equity para projetos.
Estruturação e Implementação de Projetos 1

 Impacto do Gerenciamento de Projetos nos Resultados da Empresa

É muito comum uma organização, não saber identificar a necessidade de uma estrutura especializada em gestão de projetos. Isso ocorre devido o fato das organizações não conseguirem mensurar a relação custo x benefício da implantação dessa estrutura. A pergunta “Qual será o retorno do meu investimento em gestão de projetos?” é difícil de ser respondida, pois projetos nem sempre existem com o único objetivo de obter lucro financeiro, muitas vezes o foco do projeto é organização dos processos objetivando clareza nas atividades em busca de bons resultados. Podemos usar com exemplo as empresas e órgãos públicos que não utilizam do gerenciamento de projetos para obter lucro financeiro, mas sim diminuir os custos administrativos e operacionais, e obter excelência no controle de prazos.

Existem muitas outras vantagens de se trabalhar com projetos tanto para pequenas e médias empresas quanto para grandes organizações, deve-se identificar as reais necessidades para alocar os investimentos ideais, criando uma estrutura de gerenciamento de projetos compatível com o tamanho da organização. O aumento do lucro financeiro acaba vindo como consequência de outros fatores como a diminuição das perdas, a flexibilidade de adaptação das estratégias as necessidades do mercado, a previsibilidade e a maximização dos resultados. O que sabemos na verdade é que o mercado continua cada vez exigente e as empresas mais pressionadas a buscar maior eficiência em seus processos, alcançar essa eficiência seria o maior benefício que o gerenciamento de projetos pode trazer para as organizações.

Estruturação e Implementação de Projetos 3

Resistência por parte dos Colaboradores ao Sistema de Gerenciamento


Todo projeto independente dos softwares ou ferramentas a serem utilizadas, depende de pessoas para ser executado, na verdade os projetos nascem visando atender demandas específicas e são criados e executados por pessoas que planejam todo o processo buscando atingir um objetivo para a organização. Muitas vezes é comum em certos ambientes organizacionais encontrarmos resistência a implantação de novas tecnologias de gerenciamento, pois essas tecnologias na maioria das vezes trazem mudanças nos processos já existentes em uma organização. Cabe ao gestor de projetos identificar a melhor maneira de implantar todas as mudanças, visando diminuir o desconforto dos colaboradores envolvidos no processo.

Segundo Verma (1997, p.9) essa resistência pode ser classificada de caráter individual, ou a nível organizacional. Ele ainda relata cinco fatores de resistências individuais e cinco fatores de resistências organizacionais.

Individuais:

  • Percepção Seletiva
  • Hábito
  • Medo do desconhecido
  • Incerteza econômica
  • Dependência

Organizacionais:

  • Ameaça de poder e influência
  • Estrutura Organizacional
  • Limitação de recursos
  • Investimentos fixos
  • Acordos Interorganizacionais

Se analisarmos os fatores citados acima conseguiremos observar claramente que a resistência ocorre devido ao fato das pessoas tenderem a gostar somente do que elas conhecem, o estabelecimento de uma rotina fornece certo conforto e segurança, sair dessa área de segurança estressa os indivíduos envolvidos, e isso ocorre tanto nos fatores individuais quanto nos fatores organizacionais. Com isso concluímos que a resistência ao gerenciamento de projetos está diretamente ligada ao processo de mudança, e que é uma reação natural do ser humano, principalmente quando essas mudanças impactam diretamente nas atividades do nosso cotidiano. Cabe aos gestores administrarem as mudanças preparando os colaboradores. Diferenciais como boa comunicação, seriedade e clareza são fatores que ajudam muito a determinar o sucesso ou o fracasso dos projetos.