A cada sete minutos um novo empreendedor

Levantamento da Junta Comercial do Paraná mostra que lojas de roupas e acessórios dominam o cenário dos novos negócios do estado

Publicado em 05/09/2013 | JOÃO PEDRO SCHONARTH (Gazeta do Povo)

A cada sete minutos um novo empreendedor se torna empresário no Paraná e a probabilidade de ele ter investido em uma loja de roupas e acessórios é de um para dez. Essa é uma das principais conclusões do balanço do primeiro semestre da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que soma os dados de empresários do órgão e dos registros do Microempreendedor Individual (MEI).

Leia mais


Crescimento de 6,6% sobre o ano passado

O Paraná ganhou 27.124 novas empresas no primeiro semestre deste ano, um aumento de 6,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) – nos seis primeiros meses de 2012, 25.427 novos empreendimentos foram fundados no estado. Os dados mostram que a cada quatro empresas abertas no Paraná, três eram do setor do comércio: 20,3 mil, uma alta de 13,1% ante o mesmo período de 2012. Obras e construções, indústria de transformação, alimentação e alojamento vêm em seguida, com 7,3 mil, 6,1 mil e 4,5 mil empreendimentos, respectivamente. Na divisão por mês, abril foi o que contou com os melhores resultados nos registros empresariais, somando 5.147 empresas abertas.

Hoje, 61 municípios contam com escritórios regionais da Jucepar, segundo o presidente em exercício, Antonio Romão Montes. “A alta da atividade empresarial é reflexo tanto da política econômica do governo estadual quanto do trabalho de proximidade da Jucepar junto ao empresariado. Na atual gestão foram criadas 20 agências descentralizadas no interior do estado, facilitando as atividades de registro contábil, o que influencia no aumento do número de empresas abertas no Paraná”, pontua.

Enquanto a abertura de novos empreendimentos apresentou alta, o fechamento de empresas foi menor no período. Nos seis primeiros meses deste ano foram extintas 8.063 empresas – 9,2 mil fecharam no mesmo período do ano passado.