Preparando a sua Empresa para Venda:

São vários os fatores que influenciam o processo de venda de uma empresa. É comum encontrar empresários que desenvolvem um fator emocional muito grande com as suas empresas como se elas fossem suas próprias vidas.

Os compradores encaram a aquisição de uma empresa com muita objetividade. O que realmente importa são os “números” que a empresa apresenta em seu desempenho financeiro e os fatores econômicos ligados ao mercado em que a empresa atua.


Essa diferença de percepção e a definição de conceito do negócio precisam ser compatibilizados entre as partes antes de negociar qualquer acordo.


Os compradores precisam se sentir confortáveis de que não existem problemas sérios ou surpresas em suas aquisições. Eles precisam sentir confiança absoluta de que o proprietário esteja falando honestamente de seus negócios e que suas projeções futuras sejam bastante realistas.

 

 

Análise Financeira

Análise financeira: receitas, despesas, custo fixo, custo variável, fluxo de caixa, lucro bruto, custo do produto, margem e lucro líquido .

Aspectos Legais

Documentos legais,  registro da Marca , Licenças, Contratos, Alvarás,  Certidões Negativas dos Cartórios devem estar disponíveis aos potenciais compradores para evitar perda de tempo durante a negociação.

Contabilidade

Livros fiscais e contábeis atualizados com todos os registros financeiros.

Ativos, Equipamentos
e Estoque

Qualificar todo o material, mencionar quantidade, custo, valor, idade, condições e contrato de manutenção.

Pessoal

Transparência no registro de funcionários. Se a negociação estiver  se desenvolvendo satisfatoriamente, é importante que os principais funcionários recebam informações sobre os acontecimentos, evitando surpresas em conseqüencia do fato consumado.

Imagem

A empresa deve estar limpa, estoque bem organizado e com o lay-out produtivo bem desenvolvido.

O Preço e a Hora de
Vender

 

 

 

 

 

 

O momento oportuno de vender o seu negócio é quando existe uma tendência de elevação na demanda de seus produtos e ou serviços.

Uma fase ruim desvaloriza a empresa e reduz o interesse do interessado.

O foco principal  é se o valor e condições determinadas pelo vendedor estão de acordo com o mercado atual, se são comparáveis com empresas do setor,  a situação financeira da empresa e a projeção futura.

Nossos profissionais, os Contadores, Técnicos em Estudos de Viabilidade Econômica e Advogados são muito importantes para avaliar e determinar o valor da empresa.

Acordos Diversos

 

Alguns acordos influenciam a venda de uma empresa, dos quais citamos:

  • Opção de Venda e a Comissão do intermediador;
  • Carta de Intenção;
  • Acordo de Pré-Constituição;
  • Due Diligence, Investigação Preliminar ou ainda Auditoria;
  • Alteração do Contrato Social

Planejamento e Reestruturação

 

Estruturar um plano de negócios, pode influenciar a venda da empresa, Isso demostra o potencial a ser explorado, assim como sinaliza o novo rumo que deve ser focado, quando da aquisição da empresa por um novo proprietário/acionista.

 

 

Deixe uma resposta