Comprar uma Empresa – Acquisition:
Etapas e atividades para o processo de compra de uma empresa
(Purchase – Acquisition of Business/Companies – buy a business)
AVALIAÇÃO / INÍCIO:
– Avaliação e análise da empresa alvo e seu mercado de atuação
– Preparação da proposta para comprar uma empresa
APROXIMAÇÃO:
– Contato com o potencial vendedor
– Apresentação genérica para o responsável, sem revelar o nome da empresa interessada na compra;
– Assinatura de um termo de confidencialidade objetivando angariar informações complementares sobre a empresa focada;
– Entrega de uma cópia da proposta de compra;
NEGOCIAÇÃO:
– Negociação da oferta
EXECUÇÃO:
– Assessoria à empresa compradora e advogados na interação com auditores e advogados da vendedora;
– Acompanhamento da negociação, elementos jurídicos, contábeis e fiscais durante a Due Diligence
– Assessoria na elaboração dos contratos e acordos entre acionistas
Caso a aquisição envolva a aquisição, locação, arrendamento ou built-to-suit, poderemos providenciar o local.
COMPRAR UMA EMPRESA: RISCO
Se você acha que tem talento para ser um empreendedor, mas prefere não começar com uma nova ideia – ou simplesmente não tem uma nova que valha a pena começar – você pode ser um ótimo candidato para comprar um negócio existente.
Embora comprar uma empresa existente normalmente envolva mais custos iniciais, também apresenta menos risco do que começar do zero. Financeiramente, você está olhando para registros reais de lucros e perdas em vez de estimativas aproximadas, e há um histórico claro de vendas para apontar. Você também pode adquirir patentes ou direitos autorais valiosos, ou ter a oportunidade de conduzir um negócio estagnado em uma direção estimulante com sua experiência.
Por que os fundadores vendem empresas
É um equívoco comum – um estigma cultural, até – que se um fundador decide vender um negócio, deve haver algo de errado com ele. Ou está prestes a afundar, ou as finanças não estão bem, ou os fundadores devem saber de algo que você não sabe, certo?
Na realidade, os fundadores vendem seus negócios por uma infinidade de razões. Eles podem estar em um estágio de vida diferente e as necessidades da empresa não correspondem mais ao seu estilo de vida. Ou talvez eles tenham ficado entediados com o modelo de negócios existente ou estão entusiasmados com uma nova ideia. O negócio que eles começaram pode ser excelente, mas não é mais um negócio pelo qual eles tenham mais paixão por administrar no dia-a-dia.
Mas mesmo quando um fundador está pronto para seguir em frente, a decisão de abrir mão de algo que ele construiu do zero não é fácil. Ao encontrar o comprador certo – alguém com paixão para levar o negócio a novos patamares e a mente estratégica para fazer o negócio ter um bom desempenho no futuro – um fundador pode seguir em frente confortavelmente, sabendo que o negócio que construiu está em boas mãos.
Como comprar um negócio existente
Você quer ser o comprador que conduz uma empresa existente para uma nova era de sucesso? Siga estas etapas para seguir em frente.
1. Decida o que você está procurando.
Comprar uma empresa é uma decisão importante que afetará sua vida e seu sustento por muitos anos. Portanto, antes mesmo de começar a investigar as opções, comece sabendo exatamente que tipo de negócio você está procurando. Aqui estão alguns fatores a serem considerados:
- Local: você está aberto a mudanças ou precisa de algo perto de casa? Ou talvez você esteja olhando para empresas não vinculadas a um local específico. De qualquer forma, lembre-se de que a localização de sua empresa afetará os custos de mão de obra, impostos e outras finanças que podem alterar os resultados financeiros da empresa.
- Tamanho: você deseja ter uma pequena empresa familiar ou uma grande e movimentada empresa? Comprar uma empresa maior pode significar lucros maiores, mas provavelmente também envolverá um preço de compra mais alto e mais estresse na transição.
- Indústria: Quais são as áreas em que você já tem experiência? Por quais causas você é apaixonado ou em quais hobbies você está interessado?
- Estilo de vida: Você está interessado em um emprego que envolva muitas viagens? Você está aberto a horários estranhos de trabalho ou prefere seguir o tradicional horário das nove às cinco? Como proprietário de uma empresa, a responsabilidade para com você – então pense duas vezes antes de escolher o tipo de negócio prático que pode envolver ligações de emergência às 3 da manhã
2. Pesquise os negócios disponíveis.
Depois de saber o que está procurando, você precisará começar a pesquisar empresas à venda. Mas espere! Não é hora de começar a pesquisar “empresas à venda” no Google. Ainda não, pelo menos.
Primeiro, coloque algumas antenas perto de casa. Seus amigos que lançaram um aplicativo de sucesso estão prontos para avançar para o próximo projeto? Você trabalha para uma pequena empresa que ama, cujos proprietários podem estar dispostos a vender? Ou se você o está mantendo pequeno e local, talvez os proprietários de sua cafeteria local favorita estejam prontos para vender tudo e se mudar para as Bermudas?
Se você conhece uma empresa que gostaria de ter, não há mal nenhum em perguntar.
De lá, vá para seus contatos comerciais e leve cuidadosamente à Internet para fazer suas pesquisas. BizBuySell é um mercado respeitável para comprar negócios online. Mas tome cuidado – para cada oportunidade legítima que for encontrada online, você encontrará dezenas de negócios ruins esperando para acontecer.
3. Considere trabalhar com um corretor de negócios.
Se você fez alguma pesquisa por conta própria e não encontrou o negócio que procura, considere contratar um corretor de negócios para pré-selecionar negócios para você, ajudá-lo a identificar suas áreas de interesse e negociar os termos de seu eventual negócio comprar.
Os corretores de negócios trabalham de forma semelhante aos corretores de imóveis, pois normalmente cobram uma comissão – cerca de 5 a 10 por cento do preço de compra – de modo que só são pagos quando você compra um negócio. Portanto, embora a ajuda de um corretor possa valer o custo, proceda com cautela e não se deixe levar por uma decisão precipitada.
Relacionado: Como comprar um negócio com financiamento de vendedor
4. Conclua sua devida diligência.
Quando você encontra uma empresa que combina bem, um verdadeiro empreendedor fica imediatamente ansioso para mergulhar de cabeça na compra da empresa e levá-la adiante. Antes de ficar muito animado, desacelere e faça sua lição de casa. Uma empresa que parece ótima à primeira vista pode ter sérios problemas ocultos que a tornam uma escolha ruim para venda.
Antes de prosseguir, reúna sua equipe de aquisições. Especialmente se você não estiver trabalhando com um corretor, precisará de um advogado de aquisições e de uma empresa independente de avaliação de negócios para ajudá-lo a determinar o valor e a saúde do negócio.
Faça uma avaliação do negócio para determinar quanto vale o negócio e considere como as conexões e a experiência do proprietário atual podem afetar esse valor. Em uma empresa business-to-business, por exemplo, a venda de um negócio pode fazer com que os clientes do ex-proprietário se retirem, o que impactaria seriamente o valor do negócio.
Peça a um contador que avalie as finanças escritas da empresa com muito cuidado para ter certeza de que tudo está em alta e questione tudo o que possa não estar claro. Quando você compra uma empresa, você assume uma enorme responsabilidade por coisas que podem ter acontecido antes de você estar envolvido, então não deixe nada ao acaso.
5. Obtenha o financiamento necessário.
Embora haja muitos benefícios em comprar uma empresa existente, certamente pode ser uma opção cara. A menos que você seja rico de forma independente ou tenha um financiador, provavelmente precisará de financiamento para realizar a venda.
Depois de definir um preço de compra para a empresa e saber de quanto financiamento você precisa, você tem algumas opções de fontes de financiamento:
- Financiamento do vendedor: é onde o vendedor permite que você faça pagamentos ao longo do tempo para comprar o negócio, geralmente pelo preço de compra mais juros. Se o seu vendedor estiver aberto a essa opção, pode ser a melhor escolha financeira para todos os envolvidos.
- Investidores anjo ou capital de risco: neste modelo, você faria parceria com outra pessoa para comprar o negócio – eles são o investidor financeiro e você é o operador local. Se o negócio for bem-sucedido, os lucros serão significativos. Mas, se falhar, você não precisará se preocupar em pagar dívidas de uma empresa que não está ganhando dinheiro.
- Empréstimo comercial: como alternativa, você pode fazer um empréstimo a prazo para comprar o negócio por meio de um banco tradicional ou de um credor alternativo online. A boa notícia aqui é que os credores geralmente estão mais abertos a empréstimos para a compra de empresas existentes com um histórico de receita conhecido. Mesmo assim, suas finanças pessoais desempenharão um grande papel na sua capacidade de se qualificar.
Cada fonte de financiamento vem com seus próprios prós e contras, então faça sua pesquisa e converse com um consultor financeiro independente para ter certeza de que a fonte de financiamento que você busca é a melhor escolha para seus resultados financeiros.
6. Elabore o acordo de vendas
Você escolheu um negócio, negociou os termos e garantiu o financiamento para fazer uma compra. Resta apenas redigir o acordo e assiná-lo na linha pontilhada. Mais uma vez, certifique-se de trabalhar com um advogado de aquisições de renome aqui e de compreender totalmente os termos escritos do contrato antes de assiná-lo.
Não deixe nenhuma ambigüidade que possa causar problemas no fechamento ou mesmo após a conclusão da venda.
A escolha de comprar uma empresa existente é um feito valioso para o empreendedorismo que impactará sua vida, sua comunidade e a vida de seus funcionários por anos. Com a conexão certa e muito trabalho duro na transição, você pode ser a pessoa perfeita para transformar um bom modelo de negócios em um grande futuro para todos os envolvidos.