Due Diligence

Due Diligence2018-11-30T16:47:32+00:00
due-diligence-1 bs2 consulting

Diligencia Previa

A due diligence é um processo de investigação e auditoria nas informações de empresas, fundamental para confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores. (auditoria de dados)

Due Diligence:

Esse processo tem variações claras conforme a natureza do negócio e o tamanho da empresa mas, basicamente, refere-se a questões de ordem financeira, contábil e fiscal, além de aspectos jurídicos societários, trabalhistas, ambientais, imobiliários, de propriedade intelectual e tecnológica.

Enfim, trata-se de um trabalho que deve identificar os ativos e passivos contábeis e jurídicos, permitindo maior segurança na negociação para os compradores, acionistas ou investidores.

Nesse processo, o conhecimento técnico e a atuação ética com garantia de imparcialidade e confidencialidade é essencial para que a operação seja bem sucedida.

O processo

O nosso trabalho em processos de due diligence pode ser em favor do vendedor, na preparação dos  documentos e informações – data room, ou do comprador/investidor, na auditoria do pacote de documentos e informações disponibilizado, investigação de informações inconsistentes e verificações perante órgãos públicos.

O resultado do processo de due diligence é, normalmente, um relatório que aponta a situação geral do objeto da transação, confirma seus valores e identifica suas contingências.

Esse relatório será um dos elementos relevantes na elaboração dos instrumentos jurídicos definitivos para concretização da transação, assim como, auxiliará na fixação dos valores negociados.

Um dos objetivos  de uma due diligence juridica é reduzir e evitar riscos jurídicos em operações de compra de empresas (fusões e aquisições) ou investimento. A due diligence pode ser utilizada também em situações preventivas, como no caso de auditorias quando se deseja avaliar a situação atual de uma empresa especialmente no tocante a provisionamento e contigenciamento jurídico. Usada de forma preventiva a due diligence é também um importante instrumento para gestão de compliance, reduzindo conseqüentemente os riscos jurídicos.

É um procedimento utilizado principalmente em casos de fusões e aquisições, mas também em situações de associações e emissões de títulos.

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ok