Performance desempenho corporativo é uma medida de quão bem uma corporação está se saindo no mercado, em comparação com outras organizações. Normalmente inclui desempenho financeiro e operacional e pode ser calculado usando valores financeiros de demonstrações financeiras.
O gerenciamento de desempenho corporativo (CPM) é uma abordagem abrangente para gerenciar o desempenho de uma empresa. Envolve:
- Definição de metas: Definição de metas estratégicas para a organização
- Desenvolvimento de planos: Criação de planos para atingir esses objetivos
- Orçamento: Criação de um orçamento para apoiar os planos
- Monitoramento: Acompanhar e medir o desempenho da empresa
- Análise de dados: Uso de dados para avaliar o desempenho da empresa
- Tomada de decisões: usar a análise de dados para tomar decisões informadas que se alinhem com os objetivos da empresa
- O CPM é um subconjunto do BI (business intelligence). Ele usa indicadores-chave de desempenho (KPIs) para ajudar os líderes a avaliar o sucesso de suas estratégias. O software CPM pode ajudar as empresas a aprender com sua inteligência de negócios e de
Performance das Corporações, como avaliar:
Selecionamos os itens que compõem uma visão geral das corporações:
Eficácia da Estratégia Corporativa
Resultados Gerados
Crescimento Evolutivo
Valor das Marcas
Qualidade de Relacionamento com Clientes
Governança Corporativa
Sustentabilidade
Gestão de Talentos
Cultura Corporativa
Inovação
Conhecimento Corporativo
Tecnologia da Informação
Grau de Transformação
Uso das Tecnologias Digitais
A avaliação da performance das empresas é uma área de investigação que tem estado, sob a atenção dos consultores. No entanto, o aumento da pressão competitiva resultante da globalização dos mercados e das atividades tem forçado estas empresas a reorientar as suas estratégias, estruturas, atividades, sistemas, processos e procedimentos de forma a acompanharem a evolução desses mercados.
Para atingir o desejado nível competitivo, essas organizações sentiram, a necessidade de avaliar as diferentes vertentes da sua performance. Este objetivo é de avaliar a utilização de indicadores não-financeiros de performance nas empresas, contribuindo assim para o esclarecimento das questões levantadas, e propor um indicador não-financeiro que permita avaliar a eficácia operacional deste tipo de empresas assim como a metodologia para a sua implementação e utilização.
Para atingir o primeiro objetivo, a construção dos questionários utilizados como no conhecimento da realidade internacional, procurou identificar, através da opinião daqueles que estão interessados em avaliar a performance das empresas, qual o tipo de indicadores que mais valorizam e como estão a utilizá-los.
Para esse efeito foi recolhida a informação através de dois inquéritos dirigidos aos gestores deste tipo de empresas e aos analistas financeiros, na qualidade de interlocutores dos principais stakeholders externos. Esta informação, depois de analisada com base em modelos estatísticos apropriados, permitiu evidenciar os fatores que têm influenciado na utilização dos indicadores financeiros relativamente aos não-financeiros, na avaliação da performance das empresas.
Para atingir o segundo objetivo, foi proposto um indicador que reflete a eficácia operacional da empresa. Foi ainda proposta uma metodologia para a sua implementação e utilização, não só pela própria empresa mas também pelos seus stakeholders externos. Trata-se de um indicador que por um lado deverá ser facilmente implementado nas empresas, tendo em conta a realidade existente, e por outro deverá contribuir para uma melhor previsão da performance futura da empresa.
Como conclusão são tecidos alguns comentários à forma como os gestores se estarão a comportar relativamente à avaliação da performance das empresas, sugerindo qual o caminho que deverão seguir, se quiserem tornar as suas empresas mais competitivas. É ainda evidenciada a importância que o indicador de eficácia operacional poderá ter na avaliação de performance das empresas, tanto para os gestores como para os seus stakeholders externos.
Saiba como implantar a avaliação de desempenho
A prática de avaliação de desempenho dos colaboradores contribui para que a organização possa alavancar seus resultados e dessa forma alcançar o sucesso tão almejado.
Através dessa estratégia, o gestor consegue identificar qualquer tipo de problema que possa estar interferindo no desempenho das atividades. No processo de avaliação de desempenho, é preciso considerar alguns parâmetros essenciais, como os seguintes:
- Definição do objetivo da avaliação;
- Consideração de metas e expectativas de suma importância para a empresa;
- Planejamento da avaliação de acordo com cada função;
- Capacitação de avaliadores e avaliados;
- Divisão da implantação da avaliação em etapas;
- Fornecimento constante de feedback;
- Apresentação do destaque do dia a dia;
- Solicitar auto-avaliação sempre que necessário, entre outros.